sexta-feira, 27 de novembro de 2009
COMER FLORES
A Capuchinha, também conhecida como chagas, flor-do-sangue, agrião-do-méxico, sapatinho do diabo, entre outros produz uma flor deliciosa. O nome "flor-do-sangue", aliás, provavelmente surgiu da fama que a planta adquiriu como anti-anêmica. Sabe-se, também, que a capuchinha é muito usada no tratamento contra o escorbuto (carência de vitamina C).
Outras flores também são comestíveis como calêndulas, flores de iuca, violetas, amores-perfeitos - todas cultivadas sem agrotóxicos e produzidas especialmente para o consumo alimentício. As flores podem ser servidas ao natural ou enfeitando e enriquecendo saladas, fazendo parcerias deliciosas e refrescantes com legumes e folhas como rúcula, agrião, alface, etc.
Só que nem todas as flores podem ser usadas na alimentação. Muitas, mesmo não sendo cultivadas com agrotóxicos, apresentam princípios tóxicos que podem ser perigosos para a saúde. Antes de sair "se aventurando" pelos jardins à procura de um bonito ingrediente para a salada, é preciso conhecer bem as plantas para não correr riscos desnecessários.