Nos dias atuais os desafios ambientais estão, cada vez mais, urgentes e presentes no nosso cotidiano!

Quintal Orgânico Itinerante é uma proposta de ação que pretende contribuir difundindo por espaços educativos, culturais e associativos as práticas ecológicas da compostagem, do plantio saudável de plantas comestíveis, medicinais, ornamentais, da reutilização de materiais descartados, da incorporação de uma alimentação saudável, da arteducação ambiental, entre outras.


Não esperemos!

O QUINTAL ORGÂNICO ITINERANTE é uma gota no oceano mas também é a possibilidade de começar a fazer diferente. Separe o lixo, faça compostagem, plante uma árvore, cumprimente seu vizinho, componha um samba...





Web rádio - Quint@l Orgânico

sábado, 8 de agosto de 2009

Feijão Andu

Quando iniciamos (eu e Alessandro) os primeiros plantios nesse espaço que hoje chamamos de Quintal Orgânico recebemos do vizinho Januário as sementes do Feijão Andu. Naquele momento plantávamos tudo (mudas, sementes, galhos de plantas, ) sem muita organização, mas o feijão Andu logo me chamou a atenção ele cresce tão rápido que antes mesmo de ter um tronco firme já está cheio de galhos, folhas, flores e vagens. aí o tronco não agüenta e o pé fica querendo ser planta rasteira, mas isso não acontece. Ele está mais para um arbusto. É uma planta bonita! Só que não sabia como apreciá-lo na cozinha...então os pés ficaram lá lindos com as flores amarelas e cheios de abelhas e eu colhia, guardava e replantava as sementes. Quando o Sr. Zé começou a trabalhar no Quintal logo comentou sobre os pés de feijão Andu, mas quando ele viu todos aqueles pés com as vagens verdes, carregadinhos dessas vagens verdes, ele exclamou: Isso numa fritada com toucinho fica uma coisa!
Eu logo fui perguntando ao seu Zé como era esse negócio de comer o feijão ainda verde?! E ele respondeu que ao seu gosto, é a mais saborosa forma de saborear o feijão Andu!

Fotos dos pés de feijão Andu no Quintal (Ana L Frari)