Nos dias atuais os desafios ambientais estão, cada vez mais, urgentes e presentes no nosso cotidiano!

Quintal Orgânico Itinerante é uma proposta de ação que pretende contribuir difundindo por espaços educativos, culturais e associativos as práticas ecológicas da compostagem, do plantio saudável de plantas comestíveis, medicinais, ornamentais, da reutilização de materiais descartados, da incorporação de uma alimentação saudável, da arteducação ambiental, entre outras.


Não esperemos!

O QUINTAL ORGÂNICO ITINERANTE é uma gota no oceano mas também é a possibilidade de começar a fazer diferente. Separe o lixo, faça compostagem, plante uma árvore, cumprimente seu vizinho, componha um samba...





Web rádio - Quint@l Orgânico

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A compostagem do lixo orgânico no Quintal.

Existem três áreas destinadas a compostagem do lixo orgânico (úmido e sêco) realizadas no Quintal :
1- Nas caixas de madeira abaixo de algumas árvores, procedimento: cortar em pedaços pequenos o lixo orgânico úmido (cascas de frutas, de ovos, de legumes, ...); picar também o orgânico seco (mato seco amontoados no espaço) em pedaços; intercalar nas caixas o orgânico seco e o orgânico úmido na proporção de 3:1, ou seja, 3 quantidades de seco para uma quantidade de úmido. Revirar essas camadas de dois em dois dias. OBS. Essa área está desativada e seria bem interessante reativá-la!
2- Na Banheira: intercalar o orgânico seco e o orgânico úmido na proporção de 3:1, ou seja, 3 quantidades de seco para uma quantidade de úmido. (salpicar terra vermelha entre as camadas) Regar e revolver de dois em dois dias.
3- Recuperação do solo: Na área próxima ao Pinheiro acima do viveiro lona azul há buracos onde enterramos o lixo orgânico úmido em camadas com a terra vermelha ao redor (orgânico + terra + orgânico + terra).

A compostagem é um processo que pode ser utilizado pra transformar diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo que, quando adicionado ao solo melhora suas condições físicas, fisico-quimicas e biológicas. A idéia é facilitar que macro e micro-organismos aeróbicos realizem a decomposição dos resíduos, sendo que organismos aeróbicos realizam a decomposição sem deixar cheiro desagradável no ar.

Venha conhecer!