Nos dias atuais os desafios ambientais estão, cada vez mais, urgentes e presentes no nosso cotidiano!

Quintal Orgânico Itinerante é uma proposta de ação que pretende contribuir difundindo por espaços educativos, culturais e associativos as práticas ecológicas da compostagem, do plantio saudável de plantas comestíveis, medicinais, ornamentais, da reutilização de materiais descartados, da incorporação de uma alimentação saudável, da arteducação ambiental, entre outras.


Não esperemos!

O QUINTAL ORGÂNICO ITINERANTE é uma gota no oceano mas também é a possibilidade de começar a fazer diferente. Separe o lixo, faça compostagem, plante uma árvore, cumprimente seu vizinho, componha um samba...





Web rádio - Quint@l Orgânico

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Lixo Orgânico: existe solução?


Nos grandes centros urbanos as condições de saúde das populações, do meio-ambiente, dos ecossistemas, pioraram demasiadamente, pois as áreas disponíveis para a deposição do lixo tornaram-se escassas e a sujeira acumulada só tem aumentado à poluição das águas, dos solos e do ar. Breve chegará o momento em que estaremos com lixo por todos os lados.A composição do lixo apresenta vários problemas. Um deles é diferenciar lixo orgânico (restos de alimentos, papéis, cascas de frutas e legumes, a comida que estragou na geladeira, podas dos jardins) do lixo inorgânico (plásticos, metais, vidros, madeiras com pinturas e vernizes). A principal característica do lixo orgânico é a possibilidade da decomposição com intervalos relativamente curtos. Mandar o lixo orgânico para os aterros sanitários, através da coleta pública é um enorme erro, uma saída muito fácil, mas uma atitude criminosa contra o meio-ambiente.

O que faço com meu lixo orgânico? Aonde devo colocar os restos de comida, as cascas de frutas e legumes? E os galhos e as folhas das podas, devo queimar?A resposta é muito simples: dêem para as minhocas, elas vão adorar!!! Minhocas? Que nojo!!???

"Hoje, o lixo seco já tem mercado, virou dinheiro. Há indústria para reciclar latinhas de alumínio e garrafas PET. Não se vê uma na rua", diz o administrador de empresas Cesar Cassab Danna, 35, um dos fundadores do Instituto Coopera. "Mas o lixo orgânico, que, segundo estatística mundial, representa mais da metade de uma lixeira doméstica, é o grande vilão. Mal manejado, é o que mais polui. Gera gás metano e chorume, aquele líquido ácido que acaba no lençol freático e contamina os rios."
O Quintal Orgânico realiza a COMPOSTAGEM DO LIXO ORGÂNICO!!!!
Venha conhecer esse processo!